A etiqueta RFID fixada ao produto age como um mecanismo de controle de transporte e suas informações acompanham os produtos em todas as etapas. As etiquetas são utilizadas nas movimentações de logÃstica, durante a fabricação, para o manuseio dentro das instalações, e até na exposição ao cliente.
Â
Funcionamento da leitura da etiqueta RFID:
A antena é instalada de maneira que possa gerar um campo magnético em determinada área onde as etiquetas com uma determinada frequência, recebem estÃmulos eletromagnéticos para a comunicação com o leitor.
A partir da emissão de ondas eletromagnéticas geradas pelo campo magnético, o leitor conectado a antena, interpretará as informações enviadas pela etiqueta, podendo da mesma forma enviar dados para serem armazenados na etiqueta.
Há ainda um software para o qual são transmitidas as informações captadas pelo leitor que tomará uma determinada ação como a exibição de dados, armazenamento de informações, entre outros.
Na figura  pode-se observar um exemplo simplificado da transferência de dados utilizando etiquetas passivas, conforme Weinstein.Â
Etiqueta passiva RFID: transferência em baixa-frequência
WEINSTEIN, Ron, RFID a technical Overview and its application to the Enterprise, IEEE Computer Society